Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

Rio 2016: isso sim é logomarca!

Rio 2016_silhueta

Depois do verdadeiro fiasco que foi a logo – ou tentativa de – criada para a Copa de 2014, finalmente o Rio de Janeiro (assim como o Brasil) vai poder se orgulhar da logomarca das Olimpíadas de 2016. Sem recorrer a clichês e a trocadilhos batidos, mas baseando-se no maior ícone da capital carioca, o Pão de Açúcar, a logomarca desenvolvida pela Tátil definitivamente me agradou.

Rio 2016_logo

Diferente da logo da copa, que me pareceu bastante aleatória e sem um embasamento conceitual consistente, neste caso o processo de desenvolvimento foi norteado por uma série de conceitos (explicitados no gráfico abaixo), boa parte dos quais se reflete visivelmente no resultado final.

brandirection

“Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade. (…) O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca”, diz o site da Tátil.

Rio 2016_logo paisagem[3]

Achei realmente animador começar o Ano Novo com uma notícia dessas… E vocês, o que acharam da marca das Olimpíadas no Rio?

(Via Tátil)

10 comentários:

  1. Leve, agradável, em 3D, boneco amarelo vibrante como carnaval, sem linhas retas, etc.

    ResponderExcluir
  2. Lindo mesmo! Deu muito orgulho de ser brasileira, e carioca! Nao sei se vc ja viu, mas está rolando nas midias sociais uma possivel "inspiracao" para a logo. Nao entendo nada disso, só aprecio (sou farmaceutica). Dá uma olhada no site, Bjs, Camilla. http://www.telluridefoundation.org/

    ResponderExcluir
  3. Oi Camilla,
    Obrigada pelo comentário! Realmente existe alguma semelhança temática, e acho que a logo da Telluride Foundation até poderia ser uma referência, embora o Fred Gelli (diretor da Tátil) afirme que não.
    Mas acho que há outros fatores bem singulares, como o fato dos personagens estarem interligados pelas mãos e pelos pés, num fluxo contínuo - a impressão que dá é que um está sustentando o outro ali (como disse um dos designers no video http://www.youtube.com/watch?v=qcDw2D-ncTA&feature=player_embedded, "se tirar um, os outros caem"). Isso eu achei bem bacana, e muito em sintonia com esse lado de integração e harmonia que é tão associado ao espírito olímpico.
    Vale dar uma olhadinha na resposta do Fred Gelli quanto à semelhança entre as duas logos, aqui: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2011/01/criador-da-logo-rio-2016-reconhece-semelhancas-mas-nega-plagio.html
    Abs e apareça!
    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Acho que o que ela passa de principal é a autenticidade, apesar de ja existirem outros logos usando o Pão de Açúcar, isso é a Identidade do Rio. E a idéia de movimento que ela passa é uma jogada forte, é um indicativo das Olimpíadas.

    ResponderExcluir
  5. bonito, mas longe de ser original.

    matisse = telluride = rio 2016

    ResponderExcluir
  6. Realmente muito bonito, pena que muitos vêm dizendo tratar-se de plágio de uma organização norte-americana, claro, apenas para rebaixar a criação tupiniquim. Certamente é o símbolo mais bonito e inovador de todas as edições dos jogos, além de sua simplicidade e leveza.

    ResponderExcluir
  7. Se puder visite o meu blog e veja o que encontrei no site da agência que criou a logo.
    Um abraço,
    http://pensamentosduneto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Comparar o quadro "A Dança" do Matisse, o logo do Telluride Foundation e o logo da Olimpíada 2016 é uma baita falta de noção.
    Talvez se estudar um pouco sobre danças circulares eles vão saber que esse conceito é universal e não exclusivo.
    E também se souberem (ou tivessem feito) algo sobre logotipos, talvez conseguissem diferenciar conceitualmente (e não pontualmente) um e outro.
    Só conseguem enxergar pessoas amarelas, verdes, azuis de mãos dadas... e só.
    Estreiteza de visão, de conhecimento.
    Quem critica esse logo talvez ganhasse mais (em coerência) criticando o logo da Copa... que é um lixo e dá vergonha.
    Aliás, realmente parece alguém morrendo de vergonha e escondendo o rosto... eu teria. Bom, vou ter, afinal a copa vai ser aqui.
    Em relação à Olimpíada fiquei sossegado. Dá pra ter orgulho.

    ResponderExcluir
  9. É linda mesmo mas você deve denominar logotipo ou marca. O outro termo na verdade não existe.

    ResponderExcluir
  10. Segundo aprendi nos tempos já longínquos (ai!) da faculdade, chama-se logomarca sim... e veja a definição do Houaiss:
    logomarca ■ substantivo feminino
    Rubrica: publicidade.
    1 conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático)

    ResponderExcluir

Você tem algo a dizer? Ótimo, escreva aqui!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails