Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Quando um detalhe muda tudo…

Que a fita adesiva é uma invenção extremamente útil ninguém contesta (seu mérito foi reconhecido até pelo Vitra Design Museum, na recente exposição Hidden Heroes, que já postei aqui). Mas tem um problema nestas fitas que é capaz de tirar muita gente do sério: a tarefa de achar a ponta, o início por onde começar a puxar, quando a ponta está grudada no rolo (pode acontecer quando esquecemos de dobrar o final da fita na vez anterior ou mesmo se o rolo cair no chão durante o uso).

V-tape_1

Pois esse foi um dos problemas que o designer Zhichuan Tang solucionou ao conceber a V-tape: além de indicar onde está a ponta, o corte em V permite partir a fita com as mãos facilmente, sem precisar usar a tesoura (ou os dentes – ai!). A sequência de fotos a seguir mostra bem o funcionamento:

V-tape_2'

V-tape_3'

V-tape_4'

O único porém, imagino eu, talvez seja quando se quiser usar um pedaço mais longo do que o predeterminado: deve ser preciso bastante cuidado para se tirar a fita sem partir na região do V. Mas como na maior parte das vezes o uso da fita se limita a tamanhos menores, me parece que a inserção do V ainda valeu bastante a pena!

Essa ideia “da boa” valeu a Zhichuan Tang e à Zhejiang University um prêmio no iF Concept Design Awards 2010.

(Via Yanko Design)

Um comentário:

Você tem algo a dizer? Ótimo, escreva aqui!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails