Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Invasão de gigantes

OK, a gente sabe que os cabos de alta tensão (e as torres que os sustentam ao longo de inúmeros quilômetros) são um “mal” necessário… Mas que a presença destas torres – tão brutas e sem qualquer preocupação estética – é capaz de acabar com a beleza de qualquer paisagem, é fato. E como eu sou uma entusiasta das belas paisagens (quem não é?), confesso que nutro certa antipatia por tais trambolhos.

4297745537_41967fb67d_z

E aí que eu achei genial a ideia dos arquitetos Jin Choi e Thomas Shine, do escritório Choi+Shine Architects: utilizando as mesmas peças construtivas das torres tradicionais, eles criaram torres antropomórficas, figuras humanas masculinas e femininas que podem assumir várias posturas diferentes ao longo do trajeto, de modo a interagir com o entorno em vez de agredi-lo. A intenção dos arquitetos é que estas figuras transcendam a funcionalidade estrita e se tornem monumentos na paisagem.

Torres antropomorficas_1

Torres antropomorficas_2

“Apesar da diversidade de formas possíveis, cada figura é composta praticamente pelas mesmas partes (torso, antebraço, coxa, mão, etc) e usa uma biblioteca de juntas pré-montadas entre estas partes para criar o todo”, explicam os arquitetos. Dessa forma, o custo de execução se mantém baixo, ao mesmo tempo que a construção e a montagem das peças é simples.

Torres antropomorficas_4

O projeto, pertinentemente batizado de Land of Giants, foi criado para um concurso promovido pela companhia de energia elétrica da Islândia, que buscava novas ideias para melhorar a aparência das linhas de transmissão. O projeto de Choi e Shine recebeu menção honrosa, mas não foi premiado com o primeiro lugar, por isso os simpáticos gigantes não sairão do papel – ao menos por enquanto.

Torres antropomorficas_3

“Nós procuramos fazer uma torre icônica e inesquecível, que criasse uma identidade para a Islândia e a empresa de energia”, afirmam Choi e Shine. Será que sobrou conservadorismo no júri? Tentei descobrir quem foi o primeiro colocado, mas não consegui. Se alguém souber, me avise!

Ah, ia me esquecendo de mencionar que o projeto recebeu o prêmio Unbuilt Architecture da Boston Society of Architects. Reconhecimento merecido!

(Via TrendLand e Choi+Shine. Imagens e desenhos: ©2010 Choi+Shine Architects, LLC – com exeção da primeira foto, que foi clicada por hubgoat)

2 comentários:

  1. Oi, Winnie!

    Também já tinha visto esse projeto (está no meu blog) e me fiz a mesma pergunt: quem será que conseguiu fazer algo mais genial que isso e ganhou o primeiro lugar? Quem descobrir primeiro conta para a outra, combinado?

    Beijocas :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lígia!

    Olha só, eu visito tanto o seu blog e não tinha visto essa... Combinadíssimo!!

    Beijos
    ;-)

    ResponderExcluir

Você tem algo a dizer? Ótimo, escreva aqui!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails