Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Sobre boas surpresas e falsas certezas…

Ontem aproveitei o dia de sol e dei uma passadinha na feira da Praça Benedito Calixto, mais pra passear mesmo e curtir o clima gostoso, porque, afinal, já fui lá várias vezes, o suficiente pra conhecer o que se passa – pelo menos isso era o que eu achava.

Até que uma barraquinha com muitos, mas muitos bichos pendurados, chamou minha atenção. Não sei se ela já estava lá da última vez que visitei a feira, mas só ontem eu vi, e me surpreendi. O lugar era povoado por sapos, girafas, lagartos, iguanas, um jacaré e até dragões voadores, todos feitos com papel seco amassado, cola e fita crepe – e só.

Everson Rocha

A técnica, chamada papietagem, não é nenhuma grande novidade, mas achei muito bacana o resultado e também me diverti vendo o artista plástico Everson Rocha trabalhando. Com revistas velhas, ele estava criando um dragão de três cabeças que, pelo jeito, ia ficar fantástico! Olha só:

Everson Rocha 22
IMG00207-20100821-1538

Everson me contou que trabalha com papietagem há cerca de oito anos (aprendeu com o amigo Claudecir Santos). O primeiro passo na criação de seus bichos, ele explica, é a execução do “esqueleto”, feito com canudos de papel. Depois ele vai amassando o papel várias vezes, até ele ficar maleável, e vai enrolando e colando com fita crepe. Um trabalho que exige talento, paciência e muita sensibilidade… Adorei!

É por essas e por outras que é melhor não assumir que já conhecemos as coisas completamente, né? Acho que aprendi.   :-)

Para saber mais sobre o trabalho de Everson e ver outros bichos criados por ele, clique aqui.

4 comentários:

  1. Realmente é um trabalho surpreendente!
    Cheio de detalhe e cor.

    Um abraço,

    Bia.

    ResponderExcluir
  2. Uma feirinha e sempre bem vinda...
    isso aih amiga prestigiando o trabalho dos artesaos. Nos, eu, agradece. Muito legal essa da papietagem!!!

    ResponderExcluir
  3. que bacana winnie! Adoro a benedito e sempre que vou p/ sp dou uma passada lá, sempre inspira!
    Admiro mto trabalhos assim. adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que máximo! Já fui tantas vezes a Sampa e nunca fui nessa feirinha famosa. Já está na minha lista faz tempo....

    Mais um motivo para eu voltar à terra da garoa (sempre!).

    ResponderExcluir

Você tem algo a dizer? Ótimo, escreva aqui!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails