Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Replicando o passado…

Acho que eu já disse aqui que, para mim, o bom design necessariamente precisa olhar para o futuro. Isso não quer dizer que a história possa ser ignorada – muito pelo contrário –, mas que podemos nos valer do passado e do presente para, a partir deles, recriar a nossa realidade.

E é aí que eu não consigo entender o porquê de algum designer investir seu tempo para criar dois produtos como esses aí de baixo. 

telefone iPhone 2

O primeiro é o iRetrofone, uma base para iPhone que simula os antigos telefones de baquelite (mas não é antiga; aliás, cada peça é esculpida à mão a partir de um bloco de resina). No lugar do disco, no entanto, fica a doca para encaixar o celular. Aí o sujeito pode ligar usando o teclado do iPhone e falar com o fone “antigo”.

A segunda invenção é um kit que transforma máquinas de escrever antigas em teclados para o iPad (a conexão é feita via porta USB). Quem preferir já pode comprar a máquina convertida.

usb typewriter 1

usb typewriter 3

E então eu penso que isso tudo parece um grande contrasenso, pois esses dois produtos vão contra a essência do iPad e do iPhone, que é a mobilidade. Quem, em sã consciência, vai preferir telefonar preso a um fio em vez de poder se movimentar livremente? O mesmo vale para a máquina de escrever, que, pesadíssima, não pode ser transportada com a mesma facilidade do seu “papel” (o iPad).

Além da mobilidade, há a própria questão da funcionalidade: qual é o sentido de ser obrigado a “surrar” o teclado de uma velha máquina de escrever se os teclados atuais são muito mais confortáveis, macios e silenciosos?

Essa mimetização do passado, a meu ver, é a antítese do bom design… E vocês, o que acham dos fake vintages?

(Via Gizmodo e Designboom)

4 comentários:

  1. Oi, Winnie!
    Concordo totalmente com você. Além de não ser bom design, é kitsch de corpo e alma. Isso acontece muito com os produtos que utilizam partes pseudo-recicladas. Já vi móveis feitos com partes de bicicleta - fui ver, as partes nunca foram usadas em um bicicleta de verdade; tinham acabado de sair da fábrica. Kitsch na forma e na essência...
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. tbem nao gostei nao!!! ja basta o tanto de produtos inuteis recheando o mercado... so geram lixo!!! ipads e iphones ja sao demais, agora esses suportes sao piores ainda!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por comentarem, meninas!

    Lígia e Helô, que bom saber que eu não sou a única que não gosta dos falsos vintages... Confesso que me dá um certo alívio, já estava me achando uma cri-cri irrecuperável... ;-)

    Las Hay, Las Hay, confesso que não entendo... Mas viva a diversidade! :-)

    ResponderExcluir

Você tem algo a dizer? Ótimo, escreva aqui!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails