Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Prêmio Inova – 3a edição

O Prêmio Inova é um concurso realizado anualmente pela Whirlpool Latin America (proprietária das marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid), voltado a professores e alunos de graduação e de pós-graduação stricto sensu de engenharia e de design.

Acho super bacana iniciativas como essa, pois os concursos de ideias têm, a meu ver, um papel fundamental no fomento da inovação. “O jovem de hoje, consumidor de amanhã” foi o tema desta edição, para a qual se inscreveram mais de 200 estudantes de 35 instituições, em duas categorias: design e engenharia.

Vou postar aqui só os vencedores da categoria design, obviamente. Embora o resultado já tenha saído há algum tempo (a premiação aconteceu em 15 de abril), acho que vale a pena mesmo assim, pois os projetos são bem interessantes e merecem ser bem divulgados (obrigada à Luiza Zanella pela dica!).

Luiza e sua equipe – composta também por Marcelo Pereira Demilis e Vanessa Spanholi – foram premiados com o terceiro lugar pelo projeto Rose System, que propõe o refrigerador como um aparelho que interage com o(s) habitante(s) da residência.

Rose System2

Além do armazenamento e da conservação dos alimentos, o equipamento auxilia no preparo dos mesmos, pois está “vinculado a um serviço ou um sistema de serviços que podem vir a ser oferecidos ao usuário e que agregam funções e/ou características ao produto como: gestão de estoque, informações calóricas, sugestões de receitas e consumo, lembretes, dicas, notícias, entretenimento, personalização do produto etc. A obtenção dos serviços ficará a critério do usuário conforme seu interesse e sua necessidade”, explicam os futuros designers, todos alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e integrantes da empresa júnior Inventório.

Rose System1

A proposta surgiu a partir da percepção, pela equipe, da “necessidade de produtos que carreguem nossas informações e que sejam capazes de lidar com elas, transformando, anexando, repassando-as e nos auxiliando, e assim adaptando-se conforme a nossa necessidade e tornando-os únicos”.

Neste sentido, os futuros designers buscaram referência na simpática Rosie, robô-personagem do desenho Jetsons. “Rosie é uma peça importante na história, ela resolve todas as tarefas domésticas com eficiência, mas o seu principal valor está na interação com todos da casa em que vive. Rosie conhecia exatamente o gosto e a necessidade de cada um dos integrantes da família”, comparam.

rosie jetsons

Os outros produtos premiados, idealizados para ambientes diferentes da casa, também são pautados pela flexibilidade. O primeiro lugar foi para o Twilight, proposto pelos estudantes Camila Fortes, Camila Possato, Renan Oliveira, Sarah Carvalho e Walter Junior, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Trata-se de um condicionador de ar de teto com função de odorização e projeção de imagens que pode funcionar também como divisor de ambientes.

Twilight2

E o segundo prêmio foi para a lavadora de roupas Pólipo, criada por Lucas Muller, aluno do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). O projeto permite que diferentes tipos de roupas sejam lavadas ao mesmo tempo em compartimentos diferentes ou que diversas pessoas possam lavar suas roupas separadamente.

Polipo

Que tal morar numa casa equipada com os três produtos vencedores? Na sala o split Twilight, na cozinha a geladeira multitasking personalizável Rosie e, na área de serviço, a lavadora Pólipo. A ideia é sedutora.

Flexibilidade é a palavra de ordem nesta nova casa, na qual os objetos são versáteis o suficiente – na função e na forma – para se adaptarem às necessidades e desejos dos moradores, independente de quantos sejam. E, pelo jeito, não é simples coincidência que os três produtos premiados tenham apontado para o mesmo caminho…

2 comentários:

  1. Winnie, muito obrigada pelo post!
    Adorei todos os teus comentários!
    Fico lisonjeada de poder participar do teu blog, é uma honra!
    Um beijão, Luiza.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza, que legal que vc curtiu! Não tem o que agradecer, eu é que fico feliz quando tenho a oportunidade de publicar projetos bacanas, ainda mais se forem brasileiros.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Você tem algo a dizer? Ótimo, escreva aqui!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails