Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

SANAA vence o prêmio Pritzker 2010

2010recipients

Os arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, titulares do escritório SANAA, foram escolhidos neste ano para receber o Pritzker, a mais importante premiação do cenário da arquitetura internacional. O objetivo do prêmio Pritzker é “homenagear anualmente um arquiteto vivo cuja obra construída demonstre uma combinação de talento, visão e comprometimento, qualidades que produziram contribuições consistentes e significativas para a humanidade e o ambiente construído por meio da arte da arquitetura.”
A arquitetura de Sejima e Nishizawa é marcada pela simplicidade formal, pela leveza e pela transparência. O júri define a obra dos dois arquitetos japoneses como “simultaneamente delicada e poderosa, precisa e fluida”, e os vê como autores de “edifícios que interagem, de forma bem sucedida, com seus contextos e com a atividade que eles contém, criando um senso de completude e riqueza espacial”.
Mais uma vez o júri do prêmio Pritzker decide premiar arquitetos cuja filosofia de trabalho se opõe diametralmente à arquitetura do espetáculo. Se essa postura é proposital não há como saber ao certo, mas a premiação do SANAA definitivamente chama atenção para a qualidade desta arquitetura cuja concepção valoriza os elementos essenciais e a economia de meios.
O Rolex Learning Centre (abaixo), concluído em Lausanne em 2009, é um bom exemplo: originalmente concebido como um edifício vertical, ao longo do processo projetual se transformou em uma construção horizontal, ampla e fluida. Os diversos ambientes (biblioteca, restaurante, áreas de exposição, escritórios, etc) são diferenciados não por paredes, mas por ondulações em um piso contínuo, que sobe e desce para acomodar os vários usos, ao mesmo tempo que permitem vistas no interior desta “paisagem construída”.

Rolex LC 2     Rolex LC 1

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 17 de maio em N. York. Mais detalhes podem ser vistos no site do prêmio Pritzker.
Fotos: Takashi Okamoto e Hisao Suzuki / Cortesia SANAA.

Um comentário:

  1. Oi Winnie, obrigada por trazer posts como este. Ficamos informadas!
    =D
    t+

    ResponderExcluir

Você tem algo a dizer? Ótimo, escreva aqui!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails